quarta-feira, novembro 15, 2006

Telefonia Rural - Ruralcel

Alguns estados do Brasil, ainda na época do sistema Telebrás, criaram programas de atendimento para telefonia rural aproveitando a infra estrutura do serviço móvel celular.

No estado de São Paulo, ainda hoje existe o Ruralcel. Sob responsabilidade da Telefônica, o serviço provê acesso básico de voz aos usuários de áreas rurais ou regiões FATB (Fora da Área de Tarifação Básica) através de estações celulares fixas. Estas estações, que inicialmente operavam somente na plataforma analógioca AMPS, hoje operam na plataforma digital CDMA da Vivo.
.


Mesmo utilizando a plataforma da Vivo, para o usuário o serviço é transparente. Ele recebe um número da rede fixa da Telefônica, assim como suas contas, tarifadas praticamente com telefone fixo.

Um dos equipamentos mais utilizados nesta planta é a estação celular fixa Cellfix. Disponível nas tecnologias analógicas AMPS e nas tecnologias digitais TDMA, CDMA e GSM, o equipamento permite a conexão de diversas extensões e até mesmo o acesso à Internet.
.


Outros estados, como o Rio Grande do Sul e o Distrito Federal, possuem programas semelhantes, mas com condições distintas de tarifação e até mesmo outras designações, como Ruralvan, por exemplo. O portifólio completo de equipamentos para este tipo de aplicação pode ser encontrado em www.interfacecelular.com.br .

3 comentários:

  1. José Cardoso4:05 AM

    Tenho um telefone Ruralcel na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. Acrescento que este tipo de telefonia é nosso único meio de comunicação na fazenda. Nem mesmo os cabos telefônicos de cobre são viáveis, já que existe constante roubo de cabos em nossa região.

    ResponderExcluir
  2. QUANDO OUVE A MUDANÇA DE AMPS PARA CDMA - AREAS RURAIS, NÃO É O DEVER DA EMPRESA FAZER A INSTALAÇÃO. POIS OS USUARIOS DE AMPS ESTÃO RECEBENDO EM SUAS CONTAS A COBRANÇA CHAMADA: MANUTENÇÃO MEIOS ADICIONAIS FATB. E ISSO TEM GERADO UM CUSTO MUITO ACIMA DOS PRATICADOS PELAS EMPRESAS DE TELEFONIA FIXA.
    FAVOR ME DAR RETORNO: klebersindicato@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:48 AM

    Na nossa região Lumiar, 5 distito de Nova Friburgo-RJ não ha nenhum sinal de telefonia, nem ramal fixo. Ja tentamos de tudo!
    Escolas, Pousadas, sitiantes, comercio sem telefone. SOCORRO! Alguem pode ajudar?
    Roberto- roberto.pag@terra.com.br

    ResponderExcluir